01 abril 2011

Relatório de observação - Qual a importância do cloreto de sódio na deposição de materiais argilosos?



Tema:Processos e materiais geológicos em ambientes terrestres - Importância do cloreto de sódio na deposição de materiais argilosos

Resumo: As rochas argilosas são constituídas por minerais de argila resultantes da meteorização química de vários materiais. Têm granulometria muito fina e são transportados pelas águas de escorrência e pelos cursos de água, por vezes até grandes distâncias do local de origem. Depositam-se em várias zonas nomeadamente junto à foz dos rios, ou são mesmo levadas até ao mar, onde formam depósitos que depois evoluem para rochas argilosas. A floculação consiste na aglutinação de partículas formadas na coagulação que, por possuírem ainda dimensões reduzidas e baixa densidade, apresentam dificuldade de sedimentação. A floculação pode ser realizada por agitação mecânica, arrefecimento, evaporação ou por adição de eletrólitos de massa molecular elevada (cloreto de sódio), que facilitam a união entre as partículas coaguladas, originando outras de maiores dimensões e mais fáceis de separar da massa líquida por gravidade.

Palavras-chave: rochas argilosas, cloreto de sódio, argila, granulometria, floculação, sedimentação, rochas detríticas, gravidade, coagulação, eletrólitos, sedimentos.


Observações: Utilizaram-se dois tubos de ensaio com 10ml de água e 1g de argila. No tubo de ensaio B adicionou-se 0,28g de cloreto de sódio. O tubo A não continha cloreto de sódio. O tempo de deposição dos sedimentos foi menor no tubo de ensaio que continha cloreto de sódio.

Tubo A: Água destilada com argila

Tubo B: Solução de cloreto de sódio (28g/l) com argila

Discussão dos resultados: O cloreto de sódio ioniza-se na água e consequentemente une-se aos detritos argilosos (floculação). Formam-se assim, partículas de maior massa onde a força gravítica determina a sedimentação dos materiais. No tubo A, como não existe cloreto de sódio, as partículas demoram mais tempo na sua deposição, uma vez que, possuem menor massa. Assim, o cloreto de sódio apresenta uma grande importância na deposição de materiais argilosos, pois as argilas depositam-se mais facilmente em água salgada do que em água doce. Estes materiais geológicos são muita das vezes levados até ao mar, onde formam grandes depósitos que depois evoluem para rochas argilosas.


Fontes:

http://2.bp.blogspot.com/WB8h0NtEboo/TZbolAutdtI/AAAAAAAAACA/ZN_Md5jmA0I/s1600/flocula%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Blegendada%2B2.jpg

5 comentários:

  1. Bom trabalho. Gostei do teu relatório.
    No resumo poderias ter referido mais as rochas sedimentares detríticas. Falta uma imagem do “antes”. Na discussão poderias ter sido mais clara no que diz respeito aos ambientes de sedimentação. Atenção ao diagrama de Hjulström.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir