16 dezembro 2009

Petróleo


A sobreexploração e elevada utilização dos derivados do pertóleo tem impactes muito negativos para o meio ambiente como por exemplo:
-poluição nas cidades provocadas pelo gases libertados na combustão dos combustiveis (os gases poluentes são libertados em elevadas quantidades para a atmosfera )
- derrames petroliferos( poluem as aguas, afectam os seres vivos...)






Fontes

http://nosomosomeioambiente.blogspot.com/2010/05/area-afetada-por-catastrofe-no-golfo-do.html

O petróleo e os seus derivados

O petroleo é um recurso não renovavel estes formam-se a um ritmo muito lento,de tal modo que a taxa da sua reposição pela natureza é infinitamente menor que a taxa do seu consumo pelas populações humanas. São recursos finitos.

O petróleo bruto contém diferentes tipos de hidrocarbonetos misturados e, para separá-los, é necessário refinar o petróleo
As cadeias de ­hidrocarbonetos de diferentes tamanhos têm pontos de ebulição que vão aumentando progressivamente, o que possibilita separá-las através do processo de destilação. É isso o que acontece numa refinaria de petróleo.
Alguns derrivados do petróleo são
  • gás de petróleo: usado para aquecer, cozinhar, fabricar plásticos
    nafta
    gasolina: combustível de motores
    querosene: combustível para motores de jatos e tratores,
    gasóleo ou diesel destilado: usado como diesel e óleo combustível
    óleo lubrificante: usado para óleo de motor outros lubrificantes
    óleo combustível: usado como combustível industrial, também serve como intermediário


  • resíduos: asfalto, alcatrão, ceras, além de ser material inicial para fabricação de outros produtos










02 dezembro 2009

Processo de sedimentação

A sedimentação é um processo de separação de misturas heterogéneas através da gravidade.Nesta experiência pretendemos observar como se irão depositar os nossos detritos numa proveta com água.


















Os detritos depositaram-se conforme as suas dimensões em primeiro lugar os mais densos e posteriormente os mais pequenos e leves. Ao longo da sobreposição de estratos estes formaram camadas horizontais que se destinguem pela diferente espessura e pelas dimensões obedecendo a regra da sobreposição de estratos.

26 novembro 2009

Observação macroscópia de rochas



Esta actividade consiste na observação macroscópia de rochas com a finalidade de conhecer as suas diferentes propriedades.


Alguns exemplos dos diferentes tipos de rochas:




  • O argilito é uma rocha sedimentar consolidada, formou-se apartir de sedimentos(argila) estes podem ter sido transportados através de diferentes agentes (entre os quais ex: água e vento),até depressões da crosta terrestre denominadas de bacias de sedimentação, ai as rochas sedimentares não consolidadas sofrem a diagénese (compactação e cimentação) e formam-se então rochas sedimentares consolidadas.















  • O gnaisse é uma rocha metamórfica o que significa que esta se formou apartir de rochas pré-existentes em locais sujeitos a elevadas temperaturas e pressões na crosta e no manto, é composto por vários minerais, como feldspatos e quartzo, e apresenta orientação dos minerais uma caracteristica comum deste tipo de rochas.


















  • O granito é uma rocha magmática plutónica resulta da solidificação do magma em profundidade. Apresenta cristais bem desenvolvidos(feldespato, mica e quartzo) mas não orientados tem uma textura cristalina.


No fim da realização da actividade concluimos que as rochas das diferentes familias petrogénicas possuem caracteristicas distintas porque se formaram a partir de materiais e em codições diferentes.