Esta actividade consiste na observação macroscópia de rochas com a finalidade de conhecer as suas diferentes propriedades.
Alguns exemplos dos diferentes tipos de rochas:
- O argilito é uma rocha sedimentar consolidada, formou-se apartir de sedimentos(argila) estes podem ter sido transportados através de diferentes agentes (entre os quais ex: água e vento),até depressões da crosta terrestre denominadas de bacias de sedimentação, ai as rochas sedimentares não consolidadas sofrem a diagénese (compactação e cimentação) e formam-se então rochas sedimentares consolidadas.
- O gnaisse é uma rocha metamórfica o que significa que esta se formou apartir de rochas pré-existentes em locais sujeitos a elevadas temperaturas e pressões na crosta e no manto, é composto por vários minerais, como feldspatos e quartzo, e apresenta orientação dos minerais uma caracteristica comum deste tipo de rochas.
- O granito é uma rocha magmática plutónica resulta da solidificação do magma em profundidade. Apresenta cristais bem desenvolvidos(feldespato, mica e quartzo) mas não orientados tem uma textura cristalina.
No fim da realização da actividade concluimos que as rochas das diferentes familias petrogénicas possuem caracteristicas distintas porque se formaram a partir de materiais e em codições diferentes.