Ciclo celular- Fase mitótica em células eucarióticas vegetais.
Resumo
O conjunto de transformações que decorrem desde a formação de um célula até ao momento em que ela própria, por divisão origina duas células filhas constitui um processo dinâmico e continuo a que se chama ciclo celular considerando-se duas fases:
- interfase: corresponde ao período compreendido entre o fim de uma divisão celular e o início da seguinte;
- Fase mitótica: período da divisão celular.
Na fase mitótica podem considerar-se duas etapas: a mitose e citocinese. A mitose engloba a prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Palavras-chave
Ciclo celular, Anáfase, Citocinese, Cromossoma, Fase mitótica, Interfase, Metáfase, Mitose, Núcleo, Prófase, Replicação , Telófase.
Observações/Resultados
Para encontrar figuras de mitose em células vegetativas, pode recorrer-se a células de um órgão em crescimento, neste caso foi usado o ápice vegetativo da raiz da cebola.
Inicialmente misturou-se, num vidro de relógio um fragmento do ápice vegetativo da raiz da cebola com orceina acética e com ácido clorídrico*, aqueceu-se a preparação e fragmentou-se o o ápice com uma agulha espatulada.
Foram observadas de seguida as diferentes etapas da fase mitótica, podendo agora focar alguns dos aspectos mais relevantes:
- Prófase- os cromossomas apresentavam-se curtos e espessos;
- Metáfase- Observou-se a formação da placa equatorial;
- Anáfase- Verificou-se a separação dos cromatídeos irmãos e a sua ascensão polar;
- Telófase- Os cromossomas encontravam-se nos pólos da célula, verificando-se uma reconstituição da membrana nuclear e uma divisão do citoplasma da célula.
(Clique para ampliar a imagem)
* foi utilizado ácido clorídrico de forma a dissolver as lamelas medianas que unem as células
Discussão dos resultados
Os resultados observados foram em parte os esperados, apesar de as células eucarióticas se dividirem seguindo os mesmos mecanismos, o ritmo e o momento são muito variáveis( nas imagens apresentadas a maioria das células encontra-se no estadio de interfase), dependendo do tipo de célula e de vários factores.Na maioria das células, contudo ocorrem ciclos celulares com uma periodicidade que permite responder ás necessidades do organismo permitindo concluir que o ciclo celular obedece a rigosos mecanismos de controlo.
Fontes:
Silva Amparo, Gramaxo Maria, Baldaia Ludovina, Félix José. (Terra Universo de Vida), 1ª parte - Biologia.Porto Editora