11 dezembro 2010

Relatório de microscopia- Reprodução nos seres vivos

Tema:Reprodução sexuada e reprodução assexuada


Resumo:
Todas as espécies possuem a capacidade de originar descendentes, garantindo, deste modo, a sua sobrevivência. A reprodução é o fenómeno que garante a continuidade das gerações e a transmissão da vida desde o seu aparecimento até aos dias de hoje. Existem duas formas diferentes de reprodução: a reprodução assexuada e a reprodução sexuada.
Os seres procarionte e a maioria dos seres unicelulares e
ucariontes podem reproduzir-se assexuadamente este tipo de reprodução ocorre também nos seres multicelulares. Na reprodução assexuada formam-se novos indivíduos a partir de um só progenitor sem ocorrer fusão de gâmetas, ou seja, sem fecundação.
A reprodução sexuada origina novos organismos a partir de um ovo, célula que resulta da fusão de dois gâmetas.

Ao contrário da reprodução assexuada, na reprodução sexuada, ao longo das sucessivas gerações, os indivíduos não apresentam uma uniformidade de informação genética.


Palavras-chave:

Bipartição,Reprodução assexuada, Reprodução sexuada, Fecundação, Meiose, Mitose, Reprodução, Variabilidade genética, Progenitor, Gâmetas, Protistas.
Observação/Resultados

Os protistas apresentados foram observados na 1º aula, observaram-se preparações definitivas.

Fig1. Amiba



Fig2.espirogira


Fig 3. Penicillium
Fig 4. Hidra


Pelo contrário a blepharisma, penincillium e volvox foram observados na 2º aula.Foram criadas novas preparações a partir de efusões que continham folhas, água e outros fragmentos.

Discussão de resultados


Amiba
Também denominada vulgarmente por ameba, é um protozoário do filo rizópodes, cujos elementos têm a possibilidade de emitir projecções corporais denominadas pseudópodes. Os pseudópodes são utilizados para a deslocação e alimentação dos organismos. A formação de pseudópodes provoca uma constante alteração da morfologia do corpo do organismo. Muitas espécies encontram-se no solo, nos lodos e na água, onde se alimentam de outros protozoários mais pequenos e outros organismos unicelulares. A espécie mais conhecida é a Amiba proteus. E um ser vivo que se reproduz de forma assexuada através de bipartição.(Fig.1)
Espirogira
A espirogira é uma alga verde filamentosa não ramificada, cujo corpo é constituído por células rectangulares colocadas topo a topo. Esta alga forma massas flutuantes bastante densas, em água doce. Cada filamento é envolvido por uma bainha aquosa, que lhes confere um aspecto viscoso. Em condições favoráveis a espirogira reproduz-se assexuadamente por fragmentação,. Quando as condições são desfavoráveis, de forma a aumentar a variabilidade genética e consequente aumento da adaptação ao meio (no Verão, quando os charcos secam), a alga reproduz-se sexuadamente, o que implica a passagem de gâmetas através do tubo de conjugação ocorrendo depois fecundação e formação do zigoto.(Fig.2)
Penicillium*

O Penicillium é um género de fungos, o comum bolor do pão, que cresce em matéria orgânica biodegradável, especialmente no solo e outros ambientes húmidos e escuros. Reproduz-se deuma forma assexuada, esporulação, uma vez que após a formação das células reprodutoras, os esporos, cada um destes tem capacidade para originar um novo individuo.(Fig.3)
*Penicillium foi assim chamado devido ao facto de a sua estrutura produtora de esporos - o conídio - se assemelhar a um pincel.

Hidra
São hidrozoários com o corpo em forma de pólipo. Vivem em água doce, preferencialmente em águas frias e limpas, presas por uma extremidades a uma rocha ou a vegetação aquática.. Pode reproduzir-se assexuadamente, através de gemulação que consiste na formação de uma ou mais saliências (gomos ou gemas), que se desenvolvem e separam, originando novos seres . No entanto, pode utilizar também processos de reprodução sexuada, pois a hidra macho possui testículos, onde são produzidos os espermatozóides que, depois de libertados na água se deslocam até ao óvulo produzido nos ovários da hidra fêmea, ocorrendo fecundação e consequente formação de um ovo.(Fig.4)


Paramecium
Paramecium faz parte do reino protista. São seres unicelulares, cujo tamanho varia entre 50 e 300 mícron dependendo da espécie, possuem um corpo coberto por cílios simples que permitem a deslocação através da água e também são importantes na condução de partículas alimentares para o sulco oral.Reproduzem-se de uma forma assexuada, bipartição isto é, divisão de um ser em dois com dimensões idênticas.(vídeo)

Blepharisma
Blepharisma faz também parte do reino protista. Possui membros alongados entre os quais vacuolos contrácteis responsáveis pela osmorregulação. A blepharisma tal como a paramecia possui o corpo coberto por cílios.Reproduzem-se também de uma forma assexuada, bipartição, isto é, divisão de um ser em dois com dimensões idênticas.
Volvox

2 comentários:

  1. O vosso relatório está satisfatório. O resumo e as observações foram as partes mais fracas. No resumo, não indicaram o que é a reprodução e qual a sua função. Nas observações faltam imagens (paramécia, blepharisma, volvox), as legendas estão incompletas ou são inexistentes e o filme aparece deslocado do local das observações. O discussão está muito bem feita.

    ResponderExcluir
  2. O vosso blogue está bom. Chamo a vossa atenção para os seguintes pontos: - - Os objectivos e o “quem somos” deveriam estar separados; - O layout do vosso blogue está muito pesado. A imagem de fundo não ajuda nada e dificulta a leitura; - Os conteúdos podem estar melhor.

    ResponderExcluir